Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD defende a valorização do papel do Centro de Produção da RTP Norte e o reforço das suas competências
Paulo Rios de Oliveira recordou que este Centro tem sido uma importante arma de afirmação e divulgação da região norte.

O PSD defendeu, esta quarta-feira, a manutenção da produção de informação e de programas no centro de produção da RTP-Porto. Para Paulo Rios de Oliveira “a Missão de Serviço Público tem também por objetivo fundamental a promoção da Coesão Nacional e do pluralismo de intervenção de pessoas, projetos e regiões. O Centro de Produção do Norte tem sido uma importante arma de afirmação e divulgação da região norte nas suas múltiplas vertentes: institucional, social, cultural, desportiva e económica”.

Recorda o parlamentar que nos últimos anos o Centro de produção do Norte tem vindo a perder peso, influência e espaço de intervenção no contexto da própria RTP. “Sabemos que Portugal é um só, na sua riqueza e diversidade e, por isso, este debate tem de ser um debate nacional, pois o que interessa ao Norte, interessa ao País e o que interessa ao País interessa ao Norte”, frisou.

“Negar ou ocultar a visão, experiência e mundividência do Norte e seus Agentes é contrariar ou defraudar o esforço de coesão nacional a que o serviço público está obrigado. O projeto de restruturação orgânico e de gestão da RTP com vista a ultimar o modelo de privatização mais adequado não é, nem poderá ser no futuro, um óbice à salvaguarda do interesse nacional e regional, na concretização de um efetivo serviço público, seja quem for que a este serviço público esteja obrigado”.

Do ponto de vista de Paulo Rios de Oliveira a questão levantada com a deslocação do Programa “Praça da Alegria” é, ou pode ser, mais um passo no caminho de desinvestimento ou deslocação de estruturas, competências e meios do Porto para a capital. “Mas a questão não deve ficar-se pela discussão do programa A ou B, da grelha C ou D. Reduzir a discussão à perda ou deslocalização de um programa, é olhar a árvore e ignorar a floresta, por muita simpatia que tenhamos por este programa ou seus apresentadores. Não cavalgamos a onda simplista de que, neste caso “mudar é perder” mas -reconheça-se - o reduzido papel e relevância a que a RTP Porto chegou, elevaram, ao longo de anos e anos, o Programa Praça da Alegria ao patamar de defensor último e praticamente único do pluralismo e diversidade regional a Norte”.

A concluir, o social-democrata declarou que para o Centro de Produção do Norte esperamos mais: “esperamos um efetivo reforço de atribuições e competências; esperamos a transferência entretanto assumida da produção da RTP 2 (sem prejuízo da necessária articulação com as Direções de Programas e de Informação); esperamos continuar a ter e a ver intervenções regulares e constantes do CPNorte nos serviços de programas de informação da RTP e serviços e programas de rádio; esperamos a manutenção e funcionamento da Academia RTP; esperamos uma nova aposta na dinamização da produção audiovisual da região Norte e Centro; e esperamos que a expressão e visibilidade da Região Norte e Centro de Portugal não desapareçam do “novo” Praça da Alegria que agora nos prometem. É pois, com esta ambição realista que o PSD apresenta um projeto de Resolução no sentido de recomendar ao Governo a: não restrição ou limitação de produção no Centro de Produção da RTP Norte e a valorização do papel deste Centro com reforço das suas competências”.

16-01-2013 Partilhar Recomendar
05-06-2019
Transportes: reclamações apresentadas pelos utentes no Porto aumentaram 93%
    Germana Rocha considera que estes números demonstram uma notória falta de soluções e resultam do mais baixo investimento público de que há memória.
09-05-2019
Helga Correia: cativações impossibilitam a ERC de desempenhar as suas competências
    A deputada enfatizou que esta é uma situação inaceitável.
06-03-2019
“O PS e o Governo são uma credenciada e cadastrada fábrica de fake good news”
    Carlos Peixoto considera que os socialistas podem ter muita experiência nesta matéria, mas falta-lhes a “decência e a moralidade”.
06-03-2019
Até o PS já começa a desconfiar das promessas do governo
    Margarida Mano manifestou a surpresa do PSD ao ver o PS a recomendar ao seu governo que faça algo que o governo já prometeu fazer.
06-03-2019
Debate sobre Fake News era o local apropriado para um “ato de contrição” do PS
    Carlos Abreu Amorim recordou a ligação socialista a um blogue anónimo difusor de Fake News.
27-02-2019
Saúde: Distrito do Porto “está doente”
    Luís Vales refere que essa é a consequência das políticas do PS, PCP e BE.
25-01-2019
José Pedro Aguiar-Branco despede-se do Parlamento
    Na hora da despedida, o ex-lider parlamentar do PSD manifestou a honra e o privilégio de ter integrado este Grupo Parlamentar.
28-11-2018
Ala Pediátrica do Hospital São João: socialistas continuam a falhar as suas sucessivas promessas
    Ricardo Baptista Leite considera que é incompreensível o que se passa e defendeu a realização imediata da obra.
18-10-2018
PSD defende a construção urgente da nova ala pediátrica do São João
    Luís Vales apresentou a iniciativa dos sociais-democratas e apelou a todos os partidos que coloquem os interesses das crianças à frente das questões ideológicas.
28-09-2018
Costa Neves despede-se do Parlamento
    No dia em que abandona o cargo de deputado, o social-democrata deixou uma palavra de respeito e apreço por todos.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas