Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
"Queremos aprofundar o debate europeu com todas as forças políticas e sociais"
António Rodrigues frisou que o PSD está disponível para o trabalho e acusou os socialistas de preferirem o radicalismo.

No encerramento do debate marcado pelo PSD sobre Política Europeia, António Rodrigues afirmou que “o PSD quis trazer a este Parlamento um aprofundamento da discussão concreta de matérias que podem fazer o consenso entre partidos que, desde sempre, se reclamam da integração europeia”. “Queremos deixar claro a necessidade de aprofundar o debate europeu com todas as forças políticas e sociais, com os restantes estados membros e instituições europeias. O que propomos é trabalho e não palavras”.

Neste quadro, acrescenta o Vice-Presidente da bancada do PSD, propusemos o Projeto de Resolução que recomenda um conjunto de medidas a adotar pelo Governo, pela Assembleia da República e pelas Instituições Comunitárias. Sobre este documento, o parlamentar adiantou que “o crescimento económico assume uma relevância significativa no quadro da recuperação da economia europeia, mas não pode haver crescimento sem consolidação de contas públicas e sem controlo da despesa pública. Não podemos continuar a gastar o que não temos. Não queremos continuar a hipotecar o futuro das próximas gerações. Mas temos a consciência que é preciso agir e já. Temos a convicção que a delicada situação financeira da europa tem de conjugar o controlo com o crescimento”.

“O Tratado Orçamental foi apenas um ponto de partida no qual se segue o desafio de transpor, de forma clara e exigente, a chamada “regra de ouro”. A forma como tal se vai consagrar implica consequência de incumprimento ou de impossibilidade de acesso ao mecanismo europeu de estabilidade. Importa convocar, além da maioria parlamentar, os restantes partidos, nomeadamente o PS, para o desafio de consagrar, de forma estável e não sujeita a qualquer conjuntura, a integração da “regra de ouro” no direito português”.

A concluir a sua intervenção, António Rodrigues frisou que “apenas por teimosia, birra, ou mera competitividade política, pode o PS recusar este Projeto”. “O PS busca desculpas para a rutura. O PS rompe o consenso. O PS prefere o radicalismo porque entende que tal lhe pode render mais. Está o PS disponível para o consenso ou apenas para o confronto”, questionou.

09-05-2012 Partilhar Recomendar
18-06-2019
Europa: Rubina Berardo apela ao Primeiro-Ministro para colocar o “interesse nacional” à frente das “obsessões partidárias”
    A parlamentar entende que as negociações para o futuro da Comissão Europeia não podem ser só mais uma “guerra das cadeiras”.
29-05-2019
Negociações Europeias: “António Costa deve ter em primeira linha o interesse nacional”
    Rubina Berardo desafiou o Primeiro-Ministro a participar neste debate tendo em primeira linha o “interesse nacional” e não a família política a que pertence.
10-05-2019
Gestão do Fundo de Solidariedade tem sido incompetente, imoral e uma vergonha
    Duarte Marques considera “indigno” que o governo queira ficar com o dinheiro destinado aos municípios afetados pelos incêndios.
10-05-2019
Incêndios: “o governo aproveita-se da desgraça alheia para financiar serviços públicos”
    António Lima Costa afirma que o governo desviou verbas europeias destinadas às zonas afetadas para financiar organismos da administração central sediados em Lisboa.
10-05-2019
Linhas de crédito para a limpeza da floresta foram um “monumental falhanço”
    Segundo Jorge Paulo Oliveira o dinheiro apenas chegou a duas Câmaras Municipais.
10-05-2019
Fundo de Solidariedade Europeu: atitude do Governo foi “vergonhosa, egoísta e imoral”
    António Costa Silva revelou que “mais de metade do montante do Fundo de Solidariedade foi aplicado em despesas que deviam ser assumidas pelo Orçamento do Estado”.
20-03-2019
PSD contra impostos europeus: “queremos a nossa autonomia fiscal”
    A posição dos sociais-democratas foi reiterada por Cristóvão Norte.
20-03-2019
Rubina Berardo questiona António Costa sobre posição do governo face ao Brexit, Venezuela e China
    Na véspera do Conselho Europeu, a deputada questionou o Primeiro-Ministro sobre os temas que dominam a agenda europeia e que são essenciais para Portugal.
15-03-2019
Duarte Marques: “o PSD é contra a criação de impostos europeus”
    O deputado apresentou a iniciativa que visa garantir a reserva da soberania nacional em matéria de política fiscal no âmbito do processo de Construção da União Europeia.
13-03-2019
Tratado Orçamental: quando se ignoraram as regras o país ficou à beira da falência
    Maria Luís Albuquerque sublinhou a importância de termos finanças públicas sustentáveis.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas