Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
OPA/Cimpor: sociais-democratas referem que ficou provado que o Estado não interferiu no processo
Nuno Encarnação e Pedro Saraiva enalteceram a transparência de todo este processo.

Nuno Encarnação e Pedro Saraiva questionaram, esta quinta-feira, a Secretária de Estado do Tesouro e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, sobre a OPA anunciada pela InterCement sobre a Cimpor. Na Comissão de Economia e Obras Públicas, Nuno Encarnação começou por recordar vários dados e afirmações que já foram recolhidos por esta Comissão.

Segundo o parlamentar, o Presidente de Conselho de Administração da CGD afirmou que houve uma comunicação ao acionista Estado sobre a disponibilidade da Caixa para vender a participação que detém na Cimpor mas que não houve intervenção do Governo e que no início de abril o Banco defendeu que a venda da participação na Cimpor, por 5,5€ por ação, era aceitável, embora o preço fosse suscitável de melhoria.

De acordo com o deputado, a Cimpor já é detida em mais de 50% pela empresa InterCement, a empresa foi alvo de três OPA’s nos últimos anos, o negócio não está concretizado e todos percebemos que este não é nenhum negócio ruinoso para a Caixa.

Declarando que a bancada do PSD se encontra perfeitamente esclarecida sobre este assunto, Nuno Encarnação limitou-se a pedir à Secretária de Estado que reafirma-se que não houve nenhuma interferência do Estado neste processo.

Já Pedro Saraiva enalteceu a clareza da posição exposta pela governante e declarou que os sociais-democratas saem reforçadamente tranquilos em relação a esta potencial operação. O deputado recordou, ainda, que esta é uma operação em linha com o memorando de entendimento, no sentido de levar a CGD a concentrar-se na sua atividade principal, que as condições de oferta e procura serão as que o mercado determinar, e até à data não há melhor, e que faz parte da operação que a Cimpor se mantenha colocada em bolsa em Portugal, que mantenha os seus quadros e a operação que tem vindo a desenvolver.

26-04-2012 Partilhar Recomendar
Nuno Encarnação questiona Ses. Estado do Tesouro e das Finanças
Pedro Saraiva questiona Ses. Estado do Tesouro e das Finanças
24-06-2010
PSD questiona aumento das despesas com as remunerações certas e permanentes
    Deputados questionam o Ministro das Finanças e referem que esta situação é reveladora do fracasso da Reforma da Administração Pública
23-06-2010
Sociais-democratas questionam Ministro das Finanças
    O Ministro esteve na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública e foi questionado sobre as leis laborais, as regras de mobilidade na administração pública, o PRACE, as remunerações certas e permanentes e a execução orçamental.
16-06-2010
PSD critica a “marca de uma governação falhada”
    Deputados do PSD levantaram várias questões sobre a situação económica do país.
31-05-2010
PSD quer conceder estatuto legal à Unidade Técnica de Apoio Orçamental do Parlamento (UTAO)
    Sociais-democratas pretendem que a UTAO possa, por intermédio da comissão especializada competente em matéria orçamental e financeira, solicitar a quaisquer serviços e organismos da Administração Pública ou a quaisquer entidades que integram o sector público empresarial todos os elementos de informação financeira de que careça, impondo-se a essas entidades o dever de os fornecerem atempadamente.
31-05-2010
Rosário Águas quer conhecer fundamentos para a alteração do Comparador Público das Parcerias Público-Privadas da Saúde
    A deputada social-democrata não compreende os motivos que levaram o Estado alterar o “comparador público’ no decurso do procedimento concursal, após conhecimento das propostas dos concorrentes
26-05-2010
PSD quer saber se Ministério das Finanças ignorou avisos da DGCI
    Em causa estão os "enganos" do Ministro relativamente ao valor do défice.
05-05-2010
PSD disponível a ajudar o Ministro das Finanças a convencer o Primeiro-Ministro a adiar as grandes obras públicas
    Deputados do PSD questionaram o Ministro das Finanças sobre as grandes obras públicas e suas consequências, sobre um aumento das retenções de IRS e sobre as medidas de apoio ao empréstimo à habitação própria em permanência por desempregados.
12-02-2010
Orçamento da Cultura é “parco”
    Afirmação é de Raquel Coelho que lançou várias questões à Ministra sobre a aplicação do seu Orçamento.
11-02-2010
Deputados eleitos pela Região Autónoma dos Açores interrogam Ministro das Finanças
    Mota Amaral e Joaquim Ponte levantam dúvidas sobre empréstimo do Estado e sobre a aplicação da Lei das Finanças Regionais
11-02-2010
Miguel Frasquilho acusa o Governo de fazer “uma marosca”
    Deputado do PSD refere-se às alterações na forma de contabilização das contribuições dos funcionários públicos para a Caixa Geral de Aposentações
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas