Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Miguel Relvas foi questionado por deputados do PSD
Os deputados do PSD colocaram questões relacionadas com o serviço público de televisão, Agência Lusa, jornais regionais e TDT.

A Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação recebeu, em audição, o Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, para debater a política geral do Ministério e prestar esclarecimentos sobre o processo de implementação da TDT.

Em nome do Grupo Parlamentar do PSD, Francisca Almeida começou por se referir ao Plano de Sustentabilidade da RTP, algo que os sociais-democratas consideram essencial numa lógia de criar uma RTP que tenha um bom serviço público mas que custe menos aos contribuintes. Dirigindo-se ao Ministro, a Vice-Presidente da bancada “laranja” perguntou se já podem ser adiantados algumas metas que tenham sido atingidas com este Plano.

De seguida, abordou a questão da medição das audiências. A parlamentar quis saber qual o impacto que esta nova audiometria pode ter numa lógica de alienação de um canal e se esta questão preocupa Miguel Relvas.

Na sequência das informações de que o processo de privatização de um Canal da RTP estará concluído até o final deste ano, Francisca Almeida perguntou por quem será dirigido este processo e quando será lançado este concurso.

Seguiu-se a intervenção de Paulo Rios Oliveira. O parlamentar começou por registar que o facto de o Governo estar a cumprir o seu Programa esteja a causar uma verdadeira surpresa e incómodo à oposição.

De seguida, o deputado recordou que foi criado um Grupo de Trabalho sobre o Serviço Público de Comunicação Social que entregou as suas conclusões onde defendiam um canal temático sem publicidade, um canal internacional de tutela partilhada e a extinção dos canais regionais, bem como da ERC. Reconhecendo que esta é uma matéria em que nenhum dos presentes se revê por inteiro, Paulo Rios Oliveira perguntou a Miguel Relvas como entende cumprir o serviço público com menos dinheiro e se entende que deve ser incluída ou excluída a informação no que se entende por serviço público.

Lídia Bulcão referiu-se à Agência Lusa. A deputada recordou que o Presidente do Conselho de Administração referiu, recentemente, que as mudanças em curso naquela Agência “pretendem levar mais país e mais mundo” aos seus clientes e que a Agência já está a produzir mais notícias regionais do que nunca.

Terminado o contrato de serviço público que vincula a Lusa em dezembro, Lídia Bulcão questionou que alterações deverão ser introduzidas neste contrato e se Miguel Relvas pode adiantar algumas novidades sobre este processo.

Após Lídia Bulcão interveio Rosa Arezes. Para a parlamentar é por todos reconhecido o importante papel que a imprensa local e regional desempenha na preservação e na divulgação da cultura, na promoção e dinamização da atividade económica, no exercício da cidadania, enfim, “na difusão do pulsar da vida das comunidades em que está inserida”.

Segundo dados recentes, a maior parte das publicações centra-se no litoral representando o resto do país apenas 21,9% das publicações. No entender da deputada, é nas regiões do interior que os constrangimentos se tornam mais difíceis de ultrapassar e esta é uma situação que preocupa o PSD que está empenhado na coesão nacional.

A deputada frisou a coerência dos sociais-democratas em todo este processo e questionou como vais ser implementado do Decreto que fixa a percentagem de 25% das campanhas de publicidade do Estado, cujo valor seja igual ou superior a 15 mil euros, a distribuir pelas rádios locais e pela imprensa regional.

Por fim, foi a vez de Ana Sofia Bettencourt intervir. A deputada fez uma intervenção sobre a TDT e começou por recordar que o PS, enquanto poder, nunca quis alterar a posição que tinha assumido. De seguida, a deputada afirmou que o processo decorreu de uma forma tranquila, com um empenho do Ministro que é de registar.

A deputada lembrou a coerência que os sociais-democratas sempre demonstraram neste processo e que agora estão satisfeitos com a evolução e com o desenrolar do desligamento solicitando apenas ao Governo que continue o bom trabalho e que garanta que no final do desligamento nenhum português fique para trás.

03-04-2012 Partilhar Recomendar
Paulo Rios de Oliveira questiona Ministro Miguel Relvas
Lídia Bulcão questiona Ministro Miguel Relvas
Rosa Arezes questiona Ministro Miguel Relvas
Paulo Rios de Oliveira questiona Ministro Miguel Relvas
09-05-2019
Helga Correia: cativações impossibilitam a ERC de desempenhar as suas competências
    A deputada enfatizou que esta é uma situação inaceitável.
06-03-2019
“O PS e o Governo são uma credenciada e cadastrada fábrica de fake good news”
    Carlos Peixoto considera que os socialistas podem ter muita experiência nesta matéria, mas falta-lhes a “decência e a moralidade”.
06-03-2019
Até o PS já começa a desconfiar das promessas do governo
    Margarida Mano manifestou a surpresa do PSD ao ver o PS a recomendar ao seu governo que faça algo que o governo já prometeu fazer.
06-03-2019
Debate sobre Fake News era o local apropriado para um “ato de contrição” do PS
    Carlos Abreu Amorim recordou a ligação socialista a um blogue anónimo difusor de Fake News.
21-02-2018
Governo atribui pouca relevância à Comunicação Social
    Pedro Pimpão alertou que há órgãos de comunicação a passar por graves dificuldades.
02-02-2018
Helga Correia anuncia apoio do PSD à Petição que defende a criação de melhores condições de acessibilidade televisiva para a população surda portuguesa
    A deputada enfatizou que estes são problemas atuais e pertinentes.
04-05-2017
Sara Madruga da Costa ouviu as preocupações da Comissão de Trabalhadores da RTP-M
    A falta de equiparação das carreiras dos trabalhadores deste centro foi um dos temas abordado na reunião.
15-02-2017
Sara Madruga da Costa visitou as instalações da RDP-Madeira
    A deslocação ocorreu precisamente no dia mundial da rádio.
16-12-2016
Helga Correia realça o importante papel desempenhado pela ERC
    O louvor foi deixado na análise dos Relatórios de monitorização e analise exercidos pelo Regulador durante os anos de 2014 e 2015.
24-11-2016
Orçamento dedicado à Agência Lusa coloca em causa o serviço prestado
    Segundo Susana Lamas a verba orçamentada é inferior à de 2016.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas