Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD quer explicações do governo sobre refugiados que abandonam Portugal
Teresa Morais considera que “a integração de refugiados em Portugal tem falhas e essas falhas estão a ficar à vista”.
O PSD questionou o Governo sobre a duplicação do número de refugiados que abandonam Portugal, com Teresa Morais a alertar para “dezenas de crianças” refugiadas que desapareceram de centros de acolhimento.
Numa pergunta entregue esta quinta-feira na Assembleia da República, o PSD questiona as razões de, segundo notícias recentes, das 1.255 pessoas que foram acolhidas em Portugal, 474 terão abandonado as instituições, o que representa cerca de 40% do total.
Segundo a social-democrata essas pessoas terão usado Portugal como “uma espécie de passadeira para outros países da Europa” mais atrativos.
“O Governo nunca deu uma resposta clara, nem uma interpretação aceitável para este fenómeno”, acusou.
Para o PSD, esta movimentação demonstra que “a integração de... (ver mais)
Partilhar  
Sara Madruga da Costa reúne com o Sindicato Democrático dos Professores da Madeira
Entre outros temas, a deputada abordou a questão da revisão do concurso de pessoal docente.
A deputada à Assembleia da República Sara Madruga da Costa reuniu, esta segunda-feira, no Funchal com o SDPM- Sindicato Democrático dos Professores da Madeira.
Na reunião foi abordado, entre outros assuntos, a revisão dos concursos de pessoal docente a nível nacional e o retrocesso na discriminação dos docentes provenientes das regiões autónomas.
A deputada Sara Madruga da Costa relembrou que este retrocesso do governo da República na intenção de proceder à discriminação dos docentes provenientes das regiões autónomas e tentativa de alteração das prioridades dos concursos interno e de mobilidade é fruto do trabalho dos deputados do PSD na... (ver mais)
Partilhar  
Sara Madruga da Costa atenta à preocupação dos Conservadores da Madeira
A social-democrata reuniu com a Conservadora do Registo Predial do Funchal.
A deputada à Assembleia da República Sara Madruga da Costa reuniu no Funchal com a Conservadora do Registo Predial do Funchal e dirigente da Associação Sindical dos Conservadores dos Registos, Dra. Luísa Clode.
Na reunião foram abordados os problemas dos Conservadores na Região Autónoma da Madeira e a preocupação da Associação quanto à preferência dada pelo n.º 5 do artigo 120.º do Decreto-Lei n.º 25/2017, de 3 de março, aos adjuntos de conservador sobre os conservadores dos registos nos concursos que venham a ser abertos durante o ano de 2017 para os lugares de 3.ª classe.
Esta norma subverte no entender da Associação, as... (ver mais)
Partilhar  
Sara Madruga da Costa visita ex-estação da rádio naval do Porto Santo
A deputada social-democrata alertou para o abandono destas instalações.
A deputada Sara Madruga da Costa chamou à atenção para o abandono das instalações da ex-estação da rádio naval do Porto Santo. De acordo com a deputada social-democrata, "esta era uma das seis estações de rádio naval existentes no país e com o advento da modernização tecnológica assistiu-se à desativação de todos estes equipamentos."
"Nos últimos anos, algumas das estações têm sido reconvertidas para outros fins, por exemplo a estação da Apúlia, em Esposende, foi reconvertida para observatório marinho e a estação da Horta para escola do mar.”
Tendo em conta este cenário, a deputada anunciou que questionará, na Assembleia da... (ver mais)
Partilhar  
Pedro Roque participa em Conferências Internacionais sobre Terrorismo
O deputado e Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo esteve em Roma e em São Petersburgo onde defendeu a necessidade de esforços conjuntos no combate a estas ameaças.
Pedro Roque participou, no final do mês de março, em duas Conferências sobre terrorismo. No dia 27 de Março, em São Petersburgo, o social-democrata que preside à Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo fez uma intervenção na 25ª Sessão da Assembleia Interparlamentar da “Comunidade de Estados Independentes”, seguida da “Conferência Parlamentar de Combate ao Terrorismo Internacional” organizada em cooperação com a Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).
No seu discurso por ocasião da Sessão Plenária Inaugural, o Pedro Roque salientou a importância de ambas as Assembleias se empenharem numa... (ver mais)
Partilhar  
Sara Madruga da Costa reúne com Universidade da Madeira
Os constrangimentos resultantes da redução da dotação do último Orçamento de Estado foram um dos temas abordados no encontro.
A deputada Sara Madruga da Costa visitou a Universidade da Madeira e reuniu com o seu reitor e com o Vice-Reitor da Instituição. Na reunião foram abordados, entre outros temas, os constrangimentos resultantes da redução da dotação do último Orçamento de Estado.
“Esta diminuição do financiamento por parte do governo da república, causa dificuldades acrescidas à UMA e não tem em conta as especificidades de uma universidade numa região insular e ultraperiférica”, referiu Sara Madruga da Costa.
“Defendemos que o financiamento de uma Universidade como a da Madeira, numa região insular e ultraperiférica deve ter em conta as especificidades que... (ver mais)
Partilhar  
Deputadas do PSD visitam Associação Girassol Solidário
As parlamentares foram conhecer o trabalho e realidade desta Associação de Apoio aos Doentes Evacuados de Cabo Verde.
Um conjunto de deputadas do PSD visitou, esta quinta-feira, a Associação Girassol Solidário, uma Associação de Apoio aos Doentes Evacuados de Cabo Verde. A comitiva, encabeçada pela Coordenadora dos Deputados do PSD na Comissão de Saúde, Ângela Guerra, contou com a presença das deputadas da Comissão de Saúde, Fátima Ramos, Isaura Pedro e Laura Magalhães e da deputada Sandra Pereira, em representação dos deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Lisboa.
Durante a visita às instalações de uma das Residências desta Associação, situada na Calçada da Tapada, em Lisboa, as deputadas puderam aperceber-se da realidade desta Associação, das... (ver mais)
Partilhar  
Falta de aulas de Português no Agrupamento de Escolas de Arouca preocupa o PSD
Sociais-democratas querem que o Ministro da Educação interceda na resolução do problema.
Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Aveiro entregaram, esta segunda-feira, na Assembleia da República, um requerimento para que o ministro da Educação interceda na resolução do problema que afeta meia centena de alunos em Arouca, sem aulas de Português há quase dois meses.
“O Grupo parlamentar do PSD foi alertado para a situação preocupante que a não validação de horário está a originar no Agrupamento de Escolas de Arouca. Meia centena de alunos do 9.º ano, que terão exame nacional de fim de ciclo, deste agrupamento estão sem aulas da disciplina de Português há quase dois meses, o que naturalmente causa enorme preocupação e mal-estar quer aos alunos e seus encarregados de educação quer à própria direção da escola”, referiu o deputado Amadeu Albergaria.... (ver mais)
Partilhar  
Sara Madruga da Costa visita canal madeirense "NAMINHATERRA TV"
A parlamentar destacou a ideia inovadora deste projeto que ajuda a aproximar a Madeira à sua diáspora.
A deputada à Assembleia da República Sara Madruga da Costa visitou as instalações na Madeira do canal madeirense NAMINHATERRA TV. Este projeto inovador na área da comunicação social, que foi inclusivamente finalista do programa “Shark Tank”, conta com cerca de catorze colaboradores, já atingiu cerca de oito milhões de espectadores e é responsável pela divulgação dos eventos da Região por todo o mundo, em especial junto da diáspora madeirense.
Recentemente este canal, que foi lançado e incubado na Startup Madeira, foi responsável pela cobertura do evento Moda Lisboa.
Sara Madruga da Costa destacou “esta ideia inovadora de transmissão de Tv... (ver mais)
Partilhar  
Deputados do PSD questionam o Governo sobre a aplicação da “Cláusula Molière” em algumas regiões francesas
Carlos Alberto Gonçalves e José Cesário manifestaram a sua preocupação junto do Ministro dos Negócios Estrangeiros.
Os deputados Carlos Alberto Gonçalves e José Cesário apresentaram, esta quarta-feira, uma pergunta ao Governo relativa à decisão de algumas regiões francesas em aplicarem a chamada “Cláusula Molière” que impõe a obrigatoriedade de conhecimento da língua francesa para todos os trabalhadores do setor das obras públicas. Esta medida foi adotada pela primeira vez em Angoulême, em 2016, e desde então tem sido alvo de críticas de diversos setores políticos franceses que a acusam de ser ilegal,... (ver mais)
Partilhar  
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas