Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Clara Marques Mendes: é fundamental assegurar aos trabalhadores marítimos os mesmos direitos que aos restantes trabalhadores
A deputada declarou o apoio do PSD à transposição da Diretiva referente a essa matéria.

Partilhar  
Atual governo é o “campeão da precariedade”
Álvaro Batista recorda que com este executivo foram criados mais 16 mil contratos precários.
O Parlamento apreciou, esta quarta-feira, uma Petição e várias iniciativas da esquerda no sentido de que sejam adotadas medidas com vista à resolução da situação contratual precária dos técnicos especializados nas escolas. Álvaro Batista, intervindo em nome do PSD, começou por afirmar que PS, PCP e BE não quiseram acabar com a precariedade. Segundo o deputado, estes partidos começaram por fazer um estudo, para “fazer de conta que faziam sem fazer coisa nenhuma”. “Perguntamos, valeu a pena fazer o estudo? Não. O estudo estava errado, pois dos precários anunciados, afinal só havia um quarto. Um quarto, mas já contando com os precários criados pelo campeão da precariedade, que é o atual governo, não os anteriores. Repare-se que é o próprio governo a confessar que os... (ver mais)
Partilhar  
PSD é favorável ao descongelamento das carreiras e defende o princípio da equidade e justiça
Amadeu Albergaria exigiu seriedade do governo na negociação que vai encetar com os professores.
Amadeu Albergaria exortou o governo a manter uma negociação “séria” com os sindicatos, agora que a questão do descongelamento das carreiras dos professores vai ser tratado.
“Não podemos antecipar o resultado dessas negociações, e muito menos podemos, por não termos os dados concretos, propor de forma séria e sustentável uma solução para o problema criado. Essa é uma responsabilidade deste governo”, referiu o deputado.
O Vice-Presidente da bancada parlamentar do PSD apelou ao governo, agora que vai começar a negociar com os sindicatos dos professores, a tratar “esta questão de uma forma séria e, para isso, tem de assumir que este é um assunto de toda a administração pública”.
“O PSD é favorável ao descongelamento das carreiras e defende o princípio de... (ver mais)
Partilhar  
Autoeuropa: Mercês Borges alertou para as consequências se os sindicatos levarem a fábrica ao extremo
A deputada apelou ao diálogo e à construção de uma união que mantenha a paz social na empresa.

Partilhar  
Recibos verdes: Adão Silva teme que estejamos perante propostas “mal equilibradas e imprudentes”
O Vice-Presidente da bancada do PSD adiantou que quem vai pagar por estes erros é a segurança social.

Partilhar  
Habitação: este é um governo sem estratégia e sem planeamento
Jorge Paulo Oliveira recordou que o governo meteu na gaveta a Estratégia Nacional para a Habitação.
Depois de ouvir uma deputada do PS a traçar uma visão crítica sobre o sector da habitação em Portugal, Jorge Paulo Oliveira afirmou que o PSD comunga dessa visão crítica da parlamentar socialista. Num debate sobre as políticas de habitação, o social-democrata recordou que o anterior governo aprovou uma Estratégia Nacional para a Habitação para o período de 2015 a 2031, amplamente debatida e participada por vários organismos públicos e por várias entidades da sociedade civil. Refere o deputado que se tratava de uma estratégia estruturada em três pilares fundamentais: a reabilitação urbana, o arrendamento habitacional e a qualificação dos alojamentos. Contudo, adianta, com o novo governo “esta estratégia não foi melhorada, não foi revista, não foi alterada. Com o novo... (ver mais)
Partilhar  
Raríssimas: “é o momento de agir sem contemplações, doa a quem doer”
Segundo Clara Marques Mendes “o governo falhou na ação de fiscalização que lhe compete”.
“Os acontecimentos dos últimos dias sobre a Associação Raríssimas exigem do poder político firmeza na preservação e no reforço do sector social e prestação de contas por, mais uma vez, ter falhado num papel fundamental do Estado. Exigem também que não se faça um aproveitamento político deste caso para desacreditar das boas ideias ou das melhores instituições sociais”. Estas foram as palavras iniciais de Clara Marques Mendes, numa Declaração Política em nome do PSD.
De seguida, a parlamentar sublinhou que as instituições sociais desempenham um papel notável no apoio a quem dele mais precisa. “Estão próximas das pessoas e por isso são quem melhor e de forma mais eficaz consegue dar as respostas aos mais frágeis, aos mais vulneráveis. E assim deve ser. E assim deve... (ver mais)
Partilhar  
O Governo prometeu mais investimento no Ensino Superior e não cumpriu
Margarida Mano frisou que neste momento há um verdadeiro problema de desconfiança em relação ao Ministério da Ciência e Ensino Superior.
No debate de atualidade sobre a falta de concretização de medidas relativas ao Emprego Científico, Margarida Mano frisou que neste momento há um “verdadeiro problema de desconfiança, gerada a partir do descrédito institucional do governo e que se rebela, no que respeita ao Ensino Superior e Ciência, em vários aspetos, mas muito em particular no incumprimento de compromissos assumidos pelo governo”.
Segundo a Vice-Presidente da bancada do PSD o motivo de incumprimento em debate relaciona-se com o emprego científico, mas podiam ser outros, como o “Orçamento do Estado, os Fundos Comunitários, Acordos de legislatura, etc”. Recorda a deputada que o senhor Ministro prometeu maior investimento no Ensino Superior. “Nós colocámos as nossas dúvidas no tempo oportuno. O PSD... (ver mais)
Partilhar  
PSD defende o reforço dos direitos das minorias nas comissões de inquérito
Luís Marques Guedes apresentou o Projeto de Lei do PSD que visa alterar o regime dos inquéritos parlamentares.
“Foi preciso uma maioria social comunista para haver reais obstáculos ao funcionamento das comissões de inquérito potestativas”, disse esta terça-feira o social-democrata Luís Marques Guedes. Em conferência de imprensa, o deputado apresentou um Projeto de Lei do PSD cujo objetivo passa por alterar o regime dos inquéritos parlamentares, reforçando os direitos das minorias.

Segundo denunciou, as comissões de inquérito estão a ser transformadas em “comissões de encobrimento” do atual... (ver mais)
Partilhar  
PSD considera grave e muito preocupante a decisão dos Estados Unidos de transferir para Jerusalém a sua embaixada em Israel
José Cesário alerta que esta medida pode contribuir para o agravamento do conflito israelo-palestiniano.

Partilhar  
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas