Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Falta de investimento levou à deterioração do SNS na região do Algarve
Rui Cristina reiterou o compromisso do PSD: “queremos no Algarve serviços de saúde que sirvam as pessoas e garantam o seu direito de acesso aos cuidados de saúde.”
No debate da Petição que defende a construção de um novo hospital na cidade de Lagos, Rui Cristina lembrou que o PSD tem vindo a denunciar a deterioração da situação em que se encontra o Serviço Nacional de Saúde na região do Algarve, uma deterioração particularmente visível no Centro Hospitalar do Algarve, devido à falta de investimento público e ao constante adiamento da construção de novos equipamentos de saúde.

De acordo com o deputado, para o PSD o que importa verdadeiramente é a rápida construção de um novo Hospital de Lagos. “Um novo hospital que não pode ser concebido senão no contexto da construção do futuro Hospital Central do Algarve, pois encaramos um novo Hospital na cidade de Lagos como uma unidade complementar do Centro Hospitalar e Universitário... (ver mais)
Partilhar  
“Governo tem de olhar para as farmácias como um aliado do SNS”
Álvaro Almeida considera que as farmácias devem ver reforçado o seu papel no acesso dos portugueses à saúde.
Álvaro Almeida considera que as farmácias devem ver reforçado o seu papel no acesso dos portugueses à saúde. No debate de uma Petição que solicita a adoção de medidas com vista a salvar as farmácias, o deputado do PSD afirmou que “seria grave e incompreensível que, precisamente neste momento de crise, os portugueses corressem o risco de poder ficar sem acesso a serviços de saúde críticos, como aqueles que as farmácias prestam, por falta da devida e adequada contribuição do Estado.” Para o social-democrata, “o governo tem de assumir as suas responsabilidades e olhar para as farmácias como um aliado do SNS na defesa e promoção da saúde dos portugueses.”

Face à importância do papel desenvolvido pelas farmácias, Álvaro Almeida manifestou a solidariedade do PSD para... (ver mais)
Partilhar  
Teletrabalho deve ser objeto de um amplo debate na sociedade e na concertação social
De acordo com Lina Lopes, a covid-19 trouxe novas realidades e mudanças no mercado laboral.
Lina Lopes afirma que o tema dos direitos dos trabalhadores está presente na agenda do PSD, sendo uma matéria a que os sociais-democratas atribuem a maior importância. De acordo com a deputada, esse é um dos motivos que tem levado o PSD a insistir na necessidade de uma Autoridade para as Condições do Trabalho forte.

De acordo com Lina Lopes, a covid-19 trouxe novas realidades e mudanças no mercado laboral, adiantado a parlamentar que esta realidade tem atenuado as resistências das entidades empregadoras que até aí não queriam discutir a modalidade do teletrabalho.

Face a esta alteração, Lina Lopes afirmou que, no entender do PSD, o teletrabalho é uma matéria que deve merecer um amplo debate na sociedade, nomeadamente em sede de concertação social.
Partilhar  
TAP: Governo vive bem com “uma empresa que cada vez faz mais lembrar os Transportes Aéreos de Lisboa”
Hugo Carvalho lamenta que os portugueses estejam a ser expostos a um “espetáculo de contradições” entre o Primeiro-Ministro e o Ministro das Infraestruturas.
Hugo Carvalho lamentou, esta quarta-feira, que os portugueses estejam a ser expostos a um “espetáculo de contradições” entre o Primeiro-Ministro e o Ministro das Infraestruturas, sobre os apoios a prestar à TAP, sem que o governo dê uma resposta aos pedidos da empresa.

Segundo o social-democrata, contrariamente ao que se passa com companhias aéreas de outros países, não há nenhum plano de recuperação da TAP e “o governo continua sem dizer ao que vem.”

O deputado recordou que foi o governo de António Costa que escolheu recuperar 50% da empresa, escolheu não participar na sua gestão, escolheu ter uma empresa privada, mas também pública, tudo em nome de um serviço público para todo o país. Pelo caminho, adianta Hugo Carvalho, “o governo foi dizendo que os... (ver mais)
Partilhar  
Covid-19: Ministério da Agricultura não injetou um único euro de novas verbas no setor
Um dia após a audição da Ministra no Parlamento, Emília Cerqueira afirmou que o executivo se limitou a apresentar linhas de crédito e adiantamentos da PAC.
Emília Cerqueira revelou que, deste o início da pandemia da doença covid-19, o Ministério da Agricultura não injetou um único euro de novas verbas no setor. Um dia após a audição da Ministra no Parlamento, a coordenadora do PSD na comissão de Agricultura afirmou que o executivo se limitou a apresentar linhas de crédito e adiantamentos da PAC.

Depois de recordar que o PSD tem vindo a chamar à atenção do governo para os problemas das cadeias de abastecimento, para a ajuda aos produtores, ajuda aos pequenos agricultores e produtores, entre outras áreas, a social-democrata afirmou que a pandemia “acaba por ser, às vezes, desculpa para a incompetência que já vinha de trás. Apenas a veio expor ainda mais.”

Emília Cerqueira contestou ainda a ideia dos... (ver mais)
Partilhar  
Covid-19: Sobrelotação dos transportes públicos levanta muitas preocupações
Carlos Silva lembra que os transportes públicos na zona da Grande Lisboa ” já estavam em rutura antes da pandemia e, neste momento, as coisas estão verdadeiramente más.”
No debate sobre a sobrelotação dos transportes públicos, Carlos Silva revelou que é com muita preocupação que o PSD está a ver esta fase de desconfinamento. Segundo o deputado, os transportes públicos na zona da Grande Lisboa ” já estavam em rutura antes da pandemia e, neste momento, as coisas estão verdadeiramente más.” Contudo, o deputado avisa que “este mês apenas foram adquiridos 20% dos passes sociais. Imaginem, daqui a um mês, quando isto reabrir de uma vez por todas, o que é que não será.”

Realçando a atuação “imprudente” e a falta de garantias do governo, Carlos Silva elencou um conjunto de decisões do executivo, como o relançamento da linha circular do metro da Lisboa durante um período de pandemia, a construção de uma linha de comboios no Alentejo... (ver mais)
Partilhar  
Incêndios: há quatro distritos sem qualquer meio aéreo e oito com falta de meios
Duarte Marques manifestou a preocupação do PSD com a preparação da época de combate aos incêndios.
Duarte Marques manifestou, esta quarta-feira, a preocupação do PSD com a preparação da época de combate aos incêndios. Numa declaração política em nome dos sociais-democratas, o deputado frisou que as reformas e as mudanças feitas neste setor têm ficado muito aquém do prometido e, acima de tudo, muito aquém do necessário para um eficaz combate a este flagelo. “A posição do PSD tem sido muito clara: para impedir os incêndios são necessárias reformas profundas na floresta, no desenho da paisagem e isso significa uma aposta clara na prevenção estrutural. Mas as mudanças estruturais não podem ficar reféns de preconceitos ou dogmas ideológicos.”

O social-democrata recorda que, infelizmente, “os últimos anos têm revelado falhas, atrasos, descoordenação entre forças,... (ver mais)
Partilhar  
“O trabalho das Forças Armadas no combate à pandemia covid-19 foi essencial”
Ana Miguel dos Santos considera que “as Forças Armadas foram e são o agente de proteção civil melhor preparado para este tipo de missões complexas.”
Ana Miguel dos Santos considera que a realidade veio dar razão àquilo que o PSD afirmou desde o início desta pandemia: “as Forças Armadas foram e são o agente de proteção civil melhor preparado para este tipo de missões complexas.”

No entender da coordenadora do PSD na Comissão de Defesa Nacional, “o trabalho das Forças Armadas no combate à pandemia covid-19 foi essencial para controlar e garantir o retorno à tão desejada normalidade.”

Ana Miguel dos Santos afirma que, tendo em conta esta capacidade de resposta, o modelo de proteção civil português deve adaptar-se rapidamente a estas novas ameaças e responder de forma eficiente. “Usar recursos eficazes, sem desperdício de meios humanos e materiais, sobretudo em virtude dos tempos económicos difíceis que... (ver mais)
Partilhar  
Covid-19: 430 portugueses aguardam por intervenção do MNE para regressarem a Portugal
Os deputados do PSD querem saber que “ações concretas estão a ser tomadas pelo Governo para garantir o regresso desses cidadãos a Portugal”.
Três meses após a imposição de medidas de contenção da pandemia de covid-19, nomeadamente ao nível do fecho de fronteiras e restrição das deslocações entre países, e 430 portugueses dispersos por 35 países ainda não conseguiram regressar a Portugal. Uma situação que só pode ser resolvida com a intervenção do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Numa pergunta dirigida ao ministro Augusto Santos Silva, os deputados do PSD querem saber que “ações concretas estão a ser tomadas pelo Governo para garantir o regresso desses cidadãos a Portugal”.

“Sabendo que é da responsabilidade do Estado assegurar o apoio a todos estes portugueses não deixando ninguém para trás – como sempre foi o nosso inabalável princípio, num momento tão complicado como este – é... (ver mais)
Partilhar  
Faltam meios aéreos no combate a incêndios pelo quarto ano consecutivo
O PSD acusa o Governo de não colocar à disposição das populações os meios aéreos necessários de combate a incêndios nos distritos de Braga, Portalegre, Setúbal e Beja.
O PSD acusa o Governo de não colocar à disposição das populações os meios aéreos necessários de combate a incêndios nos distritos de Braga, Portalegre, Setúbal e Beja. O grupo parlamentar do PSD fez chegar um conjunto de perguntas aos ministros da Administração Interna e da Defesa Nacional, alertando que há uma “grave violação dos prazos previstos e dos calendários estipulados pelo próprio Executivo”.
Na pergunta remetida este domingo, o PSD indica que, no nível II do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), que vigora “entre 15 e 31 de maio”, estava previsto que “estivessem operacionais no combate aos incêndios 14 helicópteros ligeiros (HEBL), 12... (ver mais)
Partilhar  
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
02-06-2020 Comissões parlamentares
03-06-2020 Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro
03-06-2020 Comissões parlamentares
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas